Relatório da IAPP Privacy and Consumer Trust

Na semana passada houve a divulgação do relatório da IAPP Privacy and Consumer Trust. Este é o primeiro relatório da IAPP sobre o tema, que aparece na sequência do relatório da Cisco de 2022 sobre o mesmo assunto.

Com base em uma pesquisa com quase 5.000 consumidores de 19 países, este relatório apresenta um quadro das atitudes e comportamentos dos consumidores em relação à privacidade de seus dados pessoais.

As principais conclusões do relatório estão organizadas em seis temas: cuidado, conformidade, compreensão, confiança do consumidor, segurança cibernética e automação informática.

O sumário executivo é apresentado abaixo. Para ter acesso ao relatório completo clique aqui (mas você precisa ser associado à IAPP para ter acesso ao conteúdo).


Uma mudança global, cultural e tecnológica está ocorrendo na forma como os indivíduos valorizam sua privacidade e as medidas que eles tomarão para protegê-la. O primeiro relatório do IAPP Privacy and Consumer Trust de todos os tempos mostra o que os consumidores ao redor do mundo pensam sobre privacidade e as empresas que coletam, mantêm e utilizam seus dados.

Em um nível básico, este relatório se preocupa com o que as pessoas ao redor do mundo pensam e sentem sobre sua privacidade, um dos mais íntimos direitos legais. O quanto as pessoas estão preocupadas com a privacidade online? E como isso afeta comportamentos como uso do telefone, navegação na web e decisões de compra? O que a maioria das pessoas pensa sobre as leis de privacidade e proteção de dados, como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da UE? Os consumidores são capazes de entender quais empresas seguem boas práticas de privacidade? Como eles reagem quando seus dados são perdidos ou roubados em uma violação? O objetivo deste relatório é responder a todas essas perguntas e muito mais.

Para uma perspectiva global sobre estas questões de privacidade e confiança, os dados utilizados neste estudo vieram de consumidores de 19 países diferentes, representando todas as regiões do mundo, da América do Norte e do Sul, passando pela Europa, África, Oriente Médio e região da Ásia-Pacífico. Dado que a maioria dos cidadãos em todo o mundo agora se encontra protegida por leis de privacidade ou de proteção de dados, olhar as questões de privacidade da perspectiva dos consumidores é um passo importante para os profissionais de privacidade.

Como este relatório revela, privacidade e confiança estão entrelaçadas. A privacidade ganha confiança e a confiança ajuda a sustentar a economia da informação. Espera-se que as lições deste estudo sirvam como um lembrete salutar da importância da privacidade e da confiança para empresas, governos e consumidores em todo o mundo.

Principais conclusões

Os consumidores se preocupam com sua privacidade

As preocupações com a privacidade têm raízes profundas. Quase 68% dos consumidores em todo o mundo dizem estar ou um pouco ou muito preocupados com sua privacidade online. Esta preocupação afeta o quanto eles confiam em empresas, organizações e governos para coletar, manter e usar seus dados pessoais. Os consumidores fazem escolhas baseadas em suas percepções de privacidade, ajustando suas bússolas em um mundo inundado de dados, apagando aplicativos, retendo informações e evitando compras quando sentem que sua privacidade está em risco.

Os consumidores acreditam que a conformidade legal impulsiona os esforços de privacidade

Mais de 35% dos consumidores classificaram o cumprimento das obrigações legais como o maior fator que motiva as empresas a proteger sua privacidade. Enquanto outras forças – dos valores corporativos à concorrência no mercado atual – são consideradas como desempenhando um papel, a maioria dos consumidores vê as leis e regulamentos de privacidade, tais como o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados da UE, como tendo um efeito grande ou moderado sobre as práticas de privacidade das empresas.

Os consumidores lutam para compreender quais dados são coletados e como são utilizados.

A capacidade dos consumidores de compreender o que as empresas e organizações fazem com seus dados pessoais há muito tempo tem sido prejudicada por avisos de privacidade de difícil leitura. Poucos consumidores disseram que é fácil para eles entender se uma empresa segue boas práticas de privacidade. A maioria dos consumidores tinha uma compreensão limitada dos tipos de dados pessoais coletados a seu respeito. Globalmente, apenas 29% dos consumidores disseram que é fácil para eles entender o quão bem uma empresa protege seus dados pessoais.

Os consumidores são claros sobre o que aumenta e o que reduz sua confiança em uma empresa

Há várias ações que os consumidores querem que as organizações façam, e não façam, para ganhar sua confiança. De acordo com 64% dos consumidores, as empresas que fornecem informações claras sobre suas políticas de privacidade aumentam sua confiança. Enquanto isso, 33% dos consumidores perderiam a confiança em uma organização que usa seus dados para oferecer-lhes produtos ou serviços de outra organização.

A segurança cibernética afeta a fidelidade dos consumidores à marca

As violações de dados estão se tornando experiências comuns para os consumidores em todo o mundo. A maioria dos consumidores globais relata ter sido afetada por uma violação de dados que visou uma empresa da qual eles compram bens ou serviços. Mais de 80% dos consumidores impactados disseram que provavelmente vão parar de fazer negócios com uma empresa depois que ela é vítima de um ataque cibernético.

A automação informática sem supervisão humana é percebida pela maioria dos consumidores como um risco à privacidade

A inteligência artificial e outras tecnologias emergentes levantam preocupações com a privacidade para os consumidores. Efetivamente, 57% dos consumidores globais vêem o uso de IA na coleta e tratamento de dados pessoais como uma ameaça significativa à privacidade. A confiança nas empresas também varia de acordo com o uso de seres humanos ou computadores para analisar os dados coletados. Curiosamente, a maioria dos consumidores preferia que seus dados fossem tratados por uma combinação de seres humanos e computadores.

Como este relatório deixa claro, uma parcela significativa dos consumidores em todo o mundo sente que sua privacidade é valiosa e está cada vez mais disposta a renunciar aos benefícios, mudar seus hábitos de consumo e tomar outras medidas para garantir que sua privacidade seja protegida pelas empresas. Cabe às empresas enfrentarem estes novos desafios.


E aí, o que você achou do relatório da IAPP Privacy and Consumer Trust?

Ah, vale dar uma olhadinha também no Cisco 2023 Data Privacy Benchmark Study, que também mostra a relação entre privacidade e confiança do consumidor na empresa!

Vamos que vamos e #colanopapai!

Tradução autorizada pela IAPP.