Demorou, mas saiu. É com grande satisfação que divulgo meu mais novo projeto: hoje nasce o DPO na Prática.
Muitas vezes pessoas da área de proteção de dados que querem atuar como Encarregado pela Proteção de Dados (EPD ou DPO) se sentem meio “perdidas”, sem saber o que fazer principalmente em termos práticos. Digo isto porque, como muitos sabem, desde 2018 dou aulas de proteção de dados (para ser bem exato, desde 1 de agosto de 2018, de maneira aberta e gratuita) e uma das coisas que mais vejo é justamente esta falta de “apoio” em relação ao que deve ser feito quando a realidade bate à nossa porta.
É aí que entra o DPO na Prática. O projeto corresponde a um site em que irei não apenas falar um pouco a respeito da minha experiência prática como DPO em duas grandes empresas multinacionais, mas que também será um espaço para compartilhamento e colaboração de ideias, perspectivas e experiências práticas sobre a privacidade e a proteção de dados pela ótica do DPO.
E para inaugurar o site – que ainda está em versão beta, mas já está publicamente disponível -, irei fazer uma série de postagens com as minhas respostas às perguntas disponibilizadas pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados referentes à tomada de subsídios para debater sobre a atuação do encarregado pelo tratamento de dados pessoais. A resposta à pergunta 2 do bloco 1 já está disponível.
Leia, comente, se envolva, compartilhe. Muito mais do que divulgar apenas as “minhas” ideias, a proposta é também aprender com experiências, visões e perspectivas de todos que dispuserem de um tempinho para contribuir neste espaço.
Ah, fique também à vontade para entrar em contato comigo.
Vamos que vamos e #colanopapai!