Está aberto o leilão de dados pessoais

“Esta é a frequência com que os anúncios online leiloam seus dados todos os dias. Os anunciantes – e intermediários publicitários sombrios – estão pagando para violar sua privacidade centenas de vezes todos os dias que você está online.” Este é o título e o subtítulo de uma matéria do Gizmodo publicada no último dia 16 de maio. É isto mesmo: está aberto o leilão de dados pessoais.

“Quantas vezes você acha que sua privacidade é violada todos os dias que você passa navegando na web? Talvez uma vez? Duas vezes? Algumas dúzias de vezes? Acontece que o número diário está nas centenas, de acordo com um novo relatório do Conselho Irlandês para as Liberdades Civis (ICCL). Em média, os dados de um usuário europeu são compartilhados com os intermediários publicitários e adtech 376 vezes por dia – e para os americanos, é o dobro disso: 747 vezes por dia, o relatório diz.

“É com essa frequência que as pessoas online em todo o mundo são expostas a um processo pouco conhecido chamado “licitação em tempo real”, ou RTB, diz o ICCL, citando números de uma fonte “confidencial”. RTB é o processo que os anunciantes usam para colocar lances em espaços publicitários em uma página, estilo leilão. Cada vez que você carrega uma página da web, há um intervalo de cerca de 200 milissegundos onde a página da web compartilha dados sobre você e seu navegador. Então, os anunciantes oferecem uma quantia em dólares para direcionar seus anúncios para esse pacote de dados. O maior lance leva o espaço, e seu anúncio aparece para você. O RTB acontece em sua área de trabalho, em seu navegador móvel, dentro de aplicativos, ou realmente em qualquer lugar onde os anúncios são encontrados.

“Acontece que o número de vezes que o navegador de uma pessoa pode estar inadvertidamente encaminhando seus dados depende de onde essa pessoa está baseada. O relatório do ICCL é o primeiro que realmente tenta quantificar o número desses pedidos por estado nos EUA, e por diferentes territórios dentro da UE. Em solo americano, os usuários do Colorado estavam disparando o maior número de pedidos RTB a 987 por dia, enquanto que os de Washington, D.C. só enviavam 486.

“Considerando como um pedido RTB é disparado com cada anúncio que uma pessoa vê, você poderia considerar estes números como um proxy para o número de anúncios que as pessoas estão vendo por dia, também. Quando o relatório diz que as empresas na Califórnia estão disparando 804 solicitações RTB por dia, essas solicitações estão vinculadas a um anúncio cada – o que significa que os californianos estão vendo cerca de 800 anúncios por dia em diferentes locais, também. Em Nova York, onde Gizmodo está baseado, as pessoas estão vendo, em média, 814 anúncios por dia.

“Na maioria das vezes, os chefes falantes na indústria adtech dirão que os dados que RTB enviou de volta a esses profissionais da adtech não são necessariamente “identificáveis” – ou vinculados a, digamos, detalhes específicos como seu nome ou seu endereço de e-mail. Em vez disso, estes pedidos de licitação normalmente contêm seu endereço IP ou sua localização entre outros detalhes chamados de “anônimos”, que, na verdade, não são tão “anônimos” como os números da indústria pensam. Imigrantes têm sido processados e figuras religiosas forçadas a sair do armário com base em dados que poderiam ser facilmente obtidos a partir das solicitações de licitação que essas pessoas estavam passando sem saber de seus aplicativos e navegadores todos os dias.

“A legislação de privacidade da Europa pode não ser perfeita, mas ainda é uma das mais rígidas do planeta, o que significa que os anúncios que uma pessoa na UE vê não vaza tantos dados quanto nos Estados Unidos. Mesmo o “pior” na lista de hubs do lago era o Reino Unido, e o usuário médio de lá foi identificado como enviando 462 pedidos RTB por dia – menos da metade de seus homólogos do Colorado.

“Essas centenas e centenas de pedidos diários enviados são, no entanto, uma estimativa conservadora do que realmente está sendo transmitido a partir de nossos dispositivos. De todos os intermediários no ecossistema de anúncios online, Facebook, Amazon e Google – o chamado “triopólio” – sustenta a maior parte dessas transações de RTB. Mas o relatório do ICCL analisou exclusivamente a atividade do Google, omitindo completamente os outros dois.

“Mesmo apenas uma empresa é ruim o suficiente; como parte das centenas e centenas de pedidos de licitação que estamos enviando todos os dias, o ICCL estima que o Google está passando esses dados para cerca de 4.700 intermediários, todos operando com relativamente pouco escrutínio. Mas considerando como os observadores de dados europeus estão abrindo sondas no processo RTB à esquerda e à direita, parece que estas organizações não estarão operando nas sombras por muito mais tempo.”

Lembra-se de que eu já te falei que você está perdendo dinheiro devido ao uso dos seus dados? Como se sente ao saber que está aberto o leilão de dados pessoais? Compartilhe sua visão abaixo!