Como se preparar (de verdade) para liderar a conformidade em IA

Bom dia, boa tarde, boa noite!

Espero que você esteja bem e conseguindo acompanhar, com café ou com coragem, esse tsunami regulatório da Inteligência Artificial. E para isso, nada melhor do que se qualificar cada vez mais com o passar do tempo. É é por isso que hoje quero te convidar a ser meu aluno em mais uma formação que vai ocorrer em agosto.


Atenção: últimas horas para você atualizar sua inscrição na minha lista! Antes de entrarmos nos temas de hoje, lembre-se de que esta lista de e-mails será encerrada amanhã, dia 12 de julho. Caso você queira continuar a receber meus e-mails, inscreva-se na minha nova lista por meio deste link: https://newsletter.servicosdataux.eu/subscription/form. Você precisará confirmar a sua inscrição. Espero continuar com sua presença por aqui!


Contexto rápido: com o AI Act em vigor na União Europeia e novas leis pipocando pelo mundo, a governança de IA virou prioridade. E, olha… Não dá mais pra tratar alucinação de IA como só um bug charmoso. Ela é uma característica estrutural dos LLMs, e pode virar um problemaço jurídico se não for bem gerida.

E é aí que entra a formação EXIN AI Compliance Professionalministrada por mim em mais uma parceria com a TIexames. Na formação falarei sobre como criar a governança ética, legal e organizacional da IA, e como aplicar o AI Act na prática, com situações análogas para o caso brasileiro, juntamente com frameworks como ISO/IEC 42001, ISO 23894 e NIST AI RMF.

É importante destacar que esta formação faz parte da trilha AI Compliance Officer da EXIN. E para quem não sabe, o AI Compliance Officer está se tornando uma carreira estratégica (e promissora!) pra quem quer estar na linha de frente envolvendo IA em organizações.

Quer saber alguns dos temas que você aprende na formação?

  • Como classificar riscos e obrigações dos sistemas de IA com base no AI Act.
  • O que fazer diante de “alucinações” (sim, aquelas respostas falsas que o ChatGPT e cia soltam com confiança de CEO).
  • Quais princípios aplicar (privacidade, transparência, rastreabilidade…) desde o design dos modelos.
  • Como implementar uma governança de IA que não é só checkbox, mas real, robusta e auditável.

As aulas são ao vivo (via Zoom), diretamente comigo, em três sábados de agosto, nos dias 9, 16 e 23, das 9h às 16h (horário de Brasília). E vale lembrar que se você já tem certificações como ISFS ou PDPF, essa é a peça que falta pra completar sua trilha como AI Compliance Officer.

Quer saber mais sobre a formação? Então clique aqui agora mesmo: https://tiexames.com.br/novosite2015/curso_aovivo_AI_Compliance_Professional.php.

Você já pensou em se tornar referência em conformidade de IA e sair na frente? E quando falo em “sair na frente”, você que é meu aluno mais antigo sabe bem do que eu estou falando: lá em 2019, 2020, eu falava coisas na área de privacidade que “viraram realidade” em 2025. Vou fazer isso mais uma vez com essa formação!

É por isso que sempre digo: vamos que vamos e #colanopapai!

Abraços e bom fim de semana,

Prof. Matheus Passos


O que você achou do conteúdo deste e-mail? Responda a uma única pergunta e nos auxilie a melhorar cada vez mais. Basta clicar aqui: https://forms.gle/dYtN1NDX1SNC5caG6. Obrigado!