Esta é aquela dica para aqueles que trabalham com inteligência artificial: você já conhece a ISO/IEC 38507?
A ISO/IEC 38507, cujo título é “Information technology – Governance of IT – Governance implications of the use of artificial intelligence by organizations” foi publicada recentemente, em abril de 2022, e como diz o seu título trata das implicações à governança no uso da inteligência artificial.
Como indica a própria International Electrotechnical Commision (“IEC”), “o estabelecimento de uma estrutura de governança para a inteligência artificial é essencial para qualquer organização que utilize a IA em seus negócios diários. É uma responsabilidade em nível de diretoria, limitada não apenas a assegurar o uso eficaz da IA, mas também a gestão de risco, conformidade regulamentar e uso ético.”
A ISO/IEC 38507 tem um público-alvo bastante amplo: para além dos CEOs e altos executivos, uma ampla gama de outras partes interessadas acharão importante sua leitura, como especialistas legais, passando por contadores e chegando até aos reguladores.
A norma ajudará as organizações a adaptar sua governança e políticas organizacionais existentes para o uso da IA. Ela oferece orientação sobre a definição e a atribuição de responsabilidades em relação ao tema.
Vale destacar ainda que esta norma traz indicações a respeito da adoção responsável da inteligência artificial, que se relaciona diretamente com a proteção de dados devido aos possíveis impactos aos titulares de dados pessoais.
Além disso, é relevante destacar o impacto financeiro nas empresas em decorrência da percepção que seus consumidores têm sobre elas. Neste sentido a nova publicação mostra como uma estrutura eficaz de governança da IA pode proporcionar melhores percepções e maior retorno sobre o investimento. Isto porque a ISO/IEC 38507 também fornece conselhos estruturados sobre as implicações de governança dos dados de IA e como eles são gerenciados dentro do sistema de IA durante todo o seu ciclo de vida. A norma enfatiza a importância da governança de dados para garantir que os dados corretos sejam usados não apenas para o propósito correto, mas também para a estratégia futura.
Você já conhece a ISO/IEC 38507? Caso ainda não a conheça fique de olho aqui no blog porque em breve faremos mais uma Oficina de Privacidade – e desta vez sobre o tema da inteligência artificial. Aguarde!